A bela atriz que virou a bela princesa





A fotografia de Erwin Blumenfeld.
A pintura digital é minha.




Grace Kelly , uma atriz americana vencedora do Oscar e  uma grande estrela de Hollywood na década de 1950. Em 1956, depois de estrelar em 11 filmes, ela se aposentou como atriz para se casar com Prince Rainer de Mônaco. A princesa consorte do Mônaco cumpriu os deveres de sua posição real, e criou uma Fundação para promover as artes e ajudar crianças desfavorecidas. Ela morreu em 14 de setembro de 1982, com 52 anos de um acidente de carro.

Vida adiantada de Grace Kelly:

Grace Kelly nasceu na Filadélfia, EUA, 12 de novembro de 1929. Seu pai, Jack Kelly, era um milionário auto-feito, e também três vezes medalhista de ouro olímpico em sculling. Seu pai Jack fez uma fortuna na propriedade de uma companhia de construção bem sucedida da costa leste.
Grace tinha duas irmãs Margaret (Peggy), Elizabeth e um irmão John. John seguiu os passos atléticos de seu pai competindo nas Olimpíadas de 1948, 1952 e 1956. Ele ganhou uma medalha de bronze em remo 1956. Apesar da proeza esportiva de sua família, Grace nunca se interessou realmente em esporte sempre esteve mais interessada em atuar e modelar. Embora ela não tenha cabido em sua família, ela mais tarde expressou gratidão a seus pais por sua mente aberta e inspiração para apontar para a perfeição.
"Meus pais, apesar de sua atitude séria em relação à vida em geral, e a de seus filhos em particular, eram pessoas muito abatidas. Não havia uma profissão ruim para eles. Eu era sua filha, eles sabiam disso, qualquer profissão que eu escolhesse, eu faria bem. Isso era suficiente para eles. "
Grace atendeu a Academia Ravenhill, escola de garotas católicas, e mais tarde Escola Stevens no Noroeste da Filadélfia. Ambos eram escolas privadas de elite social. Grace não foi acadêmica talentosa e não conseguiu ser admitida no Bennington College em 1947 devido a falhas em Matemática. Um professor da academia Stevens notou:
"Ela realmente não estava interessada em conquistas escolares - ela deu prioridade ao drama e aos meninos".

No entanto, após essa rejeição, ela foi motivada para tentar prosseguir uma carreira na atuação.
Seu pai estava inicialmente decepcionado, acreditando ser uma segunda escolha pobre para sua filha. Embora, ironicamente, Jack Kelly teve dois irmãos: Walter e George Kelly (tios de Grace) que tiveram impacto no cinema e no drama. George Kelly ganhou o Prêmio Pulitzer por drama para seu drama de comédia The Show Off (1924-25), no entanto, ele se separou de sua família devido à sua homossexualidade.

Em 1947, Kelly ganhou a admissão à Academia Americana de Artes Dramáticas em Nova York (ajudou com a influência de seu tio George).

Grace Kelly Em outubro de 1947, ela começou seus estudos de atuação, praticando diligentemente em seu quarto à noite; Ela costumava usar fita adesiva para praticar sua voz. Ela ficou em um albergue feminino local em Manhattan e ganhou pouco apoio financeiro de seus pais, complementou seus lucros assumindo trabalhos de modelagem com a agência de modelos John Robert Powers. Começou a modelar a tempo parcial desde os 12 anos, e foi freqüentemente convidada por sua aparência fotogênica, bem e cabelo loiro. Ela foi relatada como sendo um dos modelos mais pagos em Nova York na época.

Carreira de atriz:

Ela estreou Broadway com 19 anos, no The Father, de Strindberg. Suas produções em palco, atraíram a atenção dos produtores de TV, que começaram a se ramificar na era dourada do drama de TV pós-guerra. Delbert Mann escolhe Kelly para jogar Bethel Merriday, uma adaptação dramática de um romance de Sinclair Lewis. A exposição de Kelly na TV e no palco levou a ofertas de papéis nos filmes. Seus primeiros papéis do filme foram um papel menor em Quatorze Horas (1951). O filme ganhou um pequeno interesse crítico de Kelly, no entanto, o famoso ator Gary Gooper foi levado com a atriz jovem e encantadora, afirmando que sentiu algo especial que outras atrizes não fizeram. Com a recomendação de Cooper, ganhou seu primeiro grande papel co-estrelado em High Noon (1952), com o próprio Gary Cooper.

Em 1952, ela recebeu um contrato de sete anos com o diretor John Ford. Seu primeiro filme sob Ford foi Mogambo (1953), filmado no local no Quênia. Isso ganhou o Prêmio Kelly to Globo de Ouro da Melhor Atriz Coadjuvante e sua primeira nomeação da Academia. Ela estrelou frente a Clark Cable e o sucesso do filme, ajudou a consolidar sua crescente reputação.

Em 1954, estrelou o clássico Disque M Para Matar , de Alfred Hitchcock. Hitchcock e Kelly se aproximaram e desenvolveram uma admiração mútua. Kelly disse sobre Hitchcock:

"O Sr. Hitchcock me ensinou tudo sobre o cinema. Foi graças a ele que entendi que as cenas de assassinato deveriam ser filmadas como cenas de amor e cenas de amor como cenas de assassinato".
Hitchcock revelou que viu em Kelly uma pessoa de caráter intrigante, uma vez que a descrevia como:

"A aparente frigidez de Grace Kelly era como uma montanha coberta de neve, mas essa montanha era um vulcão". 
Encorajada pelo entusiasmo de Hitchcock ,pelo projeto, ela aceitou o papel em seu filme Janela Indiscreta(1954) com James Stewart.
Seu papel como socialite (Lisa Fremont), lentamente aquecido para L.B. 'Jeff' Jefferies (James Stewart) é considerado um dos seus melhores papéis. O filme foi um sucesso comercial e crítico, tornando-se um dos filmes mais bem classificados de todos os tempos.
Outro filme histórico em sua carreira foi The Country Girl (1954), onde desempenhou o papel de esposa de Bing Crosby. Seu desempenho levou-a a receber o Oscar da Melhor Atriz, batendo estreitamente Judy Garland.
Sua prolífica série de filmes de sucesso continuou com seu último filme de Hitchcock - To Catch a Thief (1955), estrelado por Cary Grant, que mais tarde homenageou o prazer de trabalhar com Kelly.


Casamento com o príncipe Rainer III

Em 1955, conheceu o Príncipe de Mônaco - Prince Rainer III enquanto visitava a parte principal como parte do Festival de Cinema de Cannes. Mais tarde, em dezembro de 1955, o príncipe Rainer visitou a América e novamente se encontrou com Grace Kelly. Depois de conhecer sua família e passar apenas três dias com Grace Kelly, ele propôs casamento - o que Kelly aceitou.

O casamento acabaria efectivamente com a carreira cinematográfica de Grace Kelly por se casar com direitos europeus, ela iria empreender muitos novos deveres reais, o que impediu a ser uma estrela de cinema. Kelly sentiu emoções sobre se aposentar como atriz. Parte dela não gostava da esteira de Hollywood (ela havia recusado algumas opções lucrativas de filmes). Ela também era crítica sobre muitos aspectos de Hollywood, afirmando:

"Outras mulheres me olharam como uma rival. E isso me causou muita coisa." E "Eu odiava Hollywood. É uma cidade sem piedade. Só o sucesso conta. Não conheço nenhum outro lugar no mundo onde tantas pessoas sofrem colapsos nervosos, onde há tantos alcoólatras, neuróticos e tanta infelicidade ".
Mas, ela também colocou muito no treinamento para ser uma atriz. Hitchcock, que olhou para Kelly como uma estrela em seus futuros filmes, ficou particularmente decepcionado com o fato de ele gostar de trabalhar com Kelly.

                   Prince Albert e Grace Kelly 1972

Após o casamento, fundou a AMADE Mondiale, uma organização não governamental baseada em Mônaco. A UNESCO descreve a AMADE como a promoção do bem-estar espiritual das crianças em todo o mundo. Ela também atuou na promoção das instituições artísticas do Mônaco e fundou a Fundação Princess Grace para apoiar os artistas locais. Grace Kelly desempenhou um papel importante na revitalização do Mônaco como centro de cultura e artes. Apesar de se mudar para o Mônaco foi uma grande agitação após sua vida em Hollywood, Kelly cresceu em seu novo papel.

"Antes do meu casamento, não pensei em todas as obrigações que me aguardavam. Minha experiência mostrou-se útil e acho que tenho uma propensão natural para sentir compaixão pelas pessoas e seus problemas ".
A Fundação Princess Grace também visava ajudar aqueles com necessidades especiais, mas que eram negligenciadas pelos serviços sociais comuns.

Apesar de seus novos deveres reais, os diretores de cinema tentaram tentar Kelly fora da aposentadoria. Em 1962, Hitchcock tentou fazer com que Kelly desempenhasse o papel principal em seu filme Marnie. Parece que Kelly estava interessada em retomar seu papel de atuação, mas foi desencorajada pela opinião pública em Mônaco e as opiniões de seu marido. Ela nunca voltou para a tela.

Em 13 de setembro de 1982, Grace Kelly esteve envolvida em um grave acidente de viação, depois de ter um acidente vascular cerebral durante a condução. Perdi o controle do carro, ela caiu no alto de uma montanha. Ela nunca recuperou a consciência e morreu no dia seguinte. Sua filha, Stephanie, que estava no carro, ficou ferida, mas sobreviveu.

Ela foi enterrada no cofre da família Grimaldi em 18 de setembro de 1982. 400 convidados internacionais participaram do funeral, que incluiu representantes de governos estrangeiros e a comunidade de Hollywood. No seu funeral, James Stewart leu um elogio.

"Você sabe, eu adoro Grace Kelly. Não porque ela fosse uma princesa, não porque ela fosse uma atriz, não porque ela fosse minha amiga, mas porque ela era apenas a mais bonita que eu conheci. Grace trouxe para minha vida como ela trouxe para dentro da sua, uma luz macia e quente toda vez que eu a via, e toda vez que eu a via era um feriado próprio. Sem dúvida, sinto falta dela, todos vamos sentir sua falta, Deus te abençoe, a Princesa Grace ".
Em 2014, um novo filme sobre Kelly, intitulado "Grace of Monaco", foi lançado no festival de cinema de Cannes em 2014. Dirigido por Olivier Dahan, é uma biografia controversa de seu tempo como Princesa de Mônaco.

 www.biographyonline.net. Última atualização em 15 de agosto de 2014.





Comentários

Postagens mais visitadas